- Área: 3820 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrià Goula, Fernando de la Hera
-
Fabricantes: ESCOFET, RBYCOLAN, SALVI
Reurbanização da Praça do Centro Histórico de Irún
A praça Urdanibia é o espaço público central do Centro Histórico de Irún, onde se desenvolvem os principais eventos públicos da cidade: o mercado semanal, festas de padroeiros, feiras de artesanato, concertos, entre outros. Anterior à intervenção, o lugar destinado a estas atividades se reduzia ao interior do primeiro boulevard, deixando o espaço público restante ocupado por vias, estacionamentos e espaços gradeados.
O projeto recupera este grande vazio central, estreitando as relações com os elementos urbanos existentes e sua história. Outrora fragmentado, esta nova configuração dá valor às grandes dimensões do espaço, e oferece novas oportunidades para o desenvolvimento social e econômico do bairro e da cidade.
Novas conectividades
A praça se torna um ponto central de conectividade para pedestres, vegetação e demais estruturas urbanas da cidade, antes isoladas, e incentivando assim um sistema em rede que permita uma melhor relação de fluxos de comunicação tanto pedonais como ecológicos.
Mobilidade Sustentável
Os percursos dos veículos privados são modificados com o objetivo de interromper o tráfego de passagem, priorizando pedestres e permitindo que o transporte público tenha fluxos mais fluidos em suas rotas para o centro. Com isto em mente, o circuito dos veículos agora é limitado ao trânsito interno, com seus limites difusos, no mesmo nível dos pedestres e conta com o auxílio da paginação dos pisos para demarcar caminhos.
Sistema vegetal
Os critérios gerais para a proposta de vegetação enfatizam o projeto como um todo, ao invés de unidades isoladas, contribuindo assim para os processos ecológicos, ambientais e suas dinâmicas sazonais. As árvores aqui estão dispostas em um sistema que percorre a praça de um extremo a outro, criando novos lugares de estar e de circulação alternativa, isolados do tráfego.
A forma e implantação das massas arbustivas dentro do espaço aberto estão dispostas de maneira que a paisagem interna se conecte com o espaço agrícola do entorno. Este compõe o pano de fundo visível a partir da praça e compreende grandes clareiras e densas massas de bosque.